Noviello Advocacia - INSS

Sou autônomo, devo contribuir facultativamente com o INSS?

A pergunta acima é feita quase que diariamente para este advogado que atua na área previdenciária, e também certamente passa na cabeça de milhões de brasileiros. Segundo dados estatísticos, 33% dos trabalhadores brasileiros atuam de forma autônoma e estima-se que somente 30% dos autônomos contribuem com a Previdência pública.

Sempre que perguntado, eu oriento os meus clientes que a contribuição para a previdência pública não deve ser vista como investimento, mas sim como um seguro. A contribuição para a previdência social não é somente para fins de aposentadoria. Ao contribuir, passa-se a ter a qualidade de segurado e isso dá acesso a outros 6 benefícios previdenciários que são:

• Auxílio-doença
• Auxílio-acidente
Auxílio-reclusão
• Pensão por morte
• Salário-família
• Salário-maternidade

Pode não parecer importante, mas estes benefícios podem salvar famílias de uma situação de miserabilidade caso alguma fatalidade aconteça ao segurado.

Quer saber sobre a sua aposentadoria? Veja nossa calculadora previdenciária!

Para saber mais sobre cada um destes benefícios, pode ter informações no site www.previdencia.gov.br, ou aguarde mais posts deste blog que falaremos com maiores detalhes sobre cada um destes benefícios.

Conte conosco caso tenha uma situação semelhante. Nossa equipe está à disposição!

Até a próxima.